IGREJA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO MUNDO
«OS TOCOÍSTAS»
Relembrada em 25 de Julho de 1949
Por Sua Santidade Profeta Simão Gonçalves Toco
IGREJA EM LISBOA-PORTUGAL
EXCELENTISSIMO REPRESENTANTE DA IGREJA
EXCELENTISSIMO COORDENADOR DA REGIÃO ECLESIÁSTICA DA EUROPA
DIGNÍSSIMOS RESPONSÁVEIS DAS DIREÇÕES DA IGREJA
ILUSTRES CONVIDADOS
MINHAS IRMÃS E MEUS IRMÃOS EM CRISTO JESUS
Rendemos graças e louvores a Deus Pai, criador dos céus e da terra e de tudo que nela existe e criador do Homem a Sua imagem e semelhança, por nos ter concedido a possibilidade de estarmos aqui hoje a comemorar o 26º aniversário da existencia da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo em Lisboa - Portugal.
Queremos também saudar a todos quanto nos honraram com a sua nobre presença, neste dia tão especial.
Amados!
A Direção desta Igreja associada a Comissão das Festividades deseja continuação de boas vindas e boa estadia a todos presentes neste recinto e neste amplo momento de júbilo.
Tudo o que existe no universo é obra do Criador, a humanidade, as instituições, as galáxias, a terra, o mar e o espaço, enfim tudo o que nos rodeia tem a sua Génesis.
A comemoração do 6 de setembro, dia da Igreja em Lisboa - Portugal não deixa de ser um gesto de reviver e consagrar o dia da sua criação e instauração, aqui em solo do território Português.
Tudo que Deus fez, está bem feito; … citamos o irmão José de Oliveira, no Porto; Fernando Pessoa, dizia: Deus quer, o homem sonha e a obra nasce…! Fim de citação.
A Igreja de nosso senhor Jesus Cristo no mundo em Portugal é uma comunidade de jovens na sua génese, maioritariamente provenientes de Angola e que no ano de 1992 resolveram erguer e manter viva o nome e a vida do Profeta Simão Gonçalves Toco com determinação e muita coragem. São vários os obstáculos ultrapassados até chegarmos aqui neste recinto em que nos encontramos hoje. Várias são as cartas de pedido de cedência de espaço para cultos endereçadas às várias instituições governamentais, igrejas irmãs associações etc. É de recordar que os primeiros cultos foram realizados num dos quartos da pensão Elegante, passando depois pela Igreja dos Anjos, residência do irmão Pastor António Gomes (hoje Reverendo Pastor), Igreja dos Capuchos, liceu Camões, Martins Moniz, Campolide e por fim Vale do Forno. Esta é a trajectória que tivemos em busca de um lugar apropriado para as nossas actividades, mas até ao momento e por falta de verbas nos encontramos nestas instalações alugadas, muitas vezes pagas com muito sacrifício adiando assim o dia tão esperado em que Deus Pai nos dará a graça de adiquirirmos o nosso próprio espaço.
A nossa trajetória não foi fácil. A 16 de Novembro de 1998, inauguramos o nosso Tabernaculo. Estatisticamente esta Igreja conta com um número arredondado em centena e meia de membros sendo dezena de convertidos e alguns nascidos e reconvertidos.
Em setembro de 1992 converteram à Igreja os primeiros membros com referência a Anciã e Conselheira Albertina Pedro Gomes atual Anciã Principal do Conselho da Mulher.
Os primeiros Responsáveis gerais (Representante e Secretário), nomeadamente Reverendo Pastor António Gomes e Pastor Francisco Manuel Filipe foram nomeados no dia 27 de Setembro de 1992 e a 03 de Outubro formou-se o Corpo Directivo composto por dez responsaveis, a citar: Reverendo Pastor António Gomes, Reverendo Pastor Simão António Vemba, Pastor Francisco Manuel Filipe, Pastor Ndongo Edgar Nguvulo, Ancião e Conselheiro Victor Santos Pedro, Ancião e Conselheiro Filipe Paulo Combela, Ancião e Conselheiro António Garcia Canga, Irmão Mário dos Santos Jorge Quadrante, Irmão Agostinho Mudiako Pedro e o Irmão António da Costa Massocolo.
A 01 de Janeiro de 1994 realizou-se o primeiro casamento, dos irmãos Pastor Pedro Segunda com a Anciã e Conselheira Maria Amélia Cafranca Segunda.
O dia 06 de setembro ficou reconhecido como o dia da Igreja em Lisboa - Portugal pela realização do culto que mudou a marcha das actividades, com a comemoração do 31 de agosto, o Regresso Triunfal do Profeta Simão Gonçalves Toco, o Homem Bom à Luanda - Angola depois de 11 longos e sacrificados anos de desterro na ilha dos Açores – Portugal. Foi um momento de festa e pleno regozijo. 26 anos depois a Igreja trilha com passos mais firmes e confiantes, mas a Fé é de que melhores dias virão, perspectivamos a expansão territorial e populacional.
Para terminarmos queremos desejar a todos os fiéis Tocoístas residentes em todo o território português é FELIZ ANIVERSÁRIO e que a graça do Senhor continue em grande abundância em nossas vidas.
Que o 06 de setembro seja celebrado eternamente.
Bem-haja o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo.
VIVA O 06 DE SETEMBRO
VIVA A IGREJA DE LISBOA - PORTUGAL
VIVA O ESPÍRITO SANTO
VIVA OS TOCOISTAS
ALELUIA